quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Vida de Universitário





É comum ver muitos jovens que chegam ao 3º ano e já ficam com uma pulga atrás da orelha pelo seguinte motivo: O que fazer quando formar na escola? Vestibular? Arrumar emprego? O que? A indecisão é tão grande que desde cedo já se aprende a conviver com o stress. Stress que aumenta cada vez mais, principalmente para aqueles jovens que pretendem prestar vestibular, mas não tem certeza qual curso fazer, e nem sabem ainda se serão aprovados na Faculdade Particular ou na Universidade Federal.


Federal?? Tem gente que ouve esse nome e já quer sumir da face da terra, devido a dificuldade para passar no maldito vestibular, que destrói o sonho de muitos.

Mas independente de Particular ou Federal, o que pretendo discutir aqui, é como é a rotina de um universitário. A única coisa que aconselho antes de mais nada, é que a pessoa tenha em mente um curso com o qual se identifique para não se arrepender mais tarde.


É bom saber desde já que passar no vestibular não resolve todos os seus problemas e nem acaba com o seu stress, não é a toa que dizem que passar é fácil e o difícil é sair, existem momentos em que você realmente vai querer chutar o balde, mandar tudo pro espaço. Em todos os cursos sempre tem aquela matéria insuportável e difícil de vencer, sem muita utilidade (pelo menos para você), e tem também aquele professor chato que chega as vezes de mal humor, e não se empenha em dar as aulas, ou seja, nada tão diferente de uma escola, a única diferença, é que nenhum professor vai ficar lhe falando com todos os detalhes a matéria da prova, não vai ter “aquela aula” de revisão de matéria, é cada um por si. E isso não é nada ruim, no final, o mérito acaba sendo todo seu. Não estou aqui para falar mal de Universidade ou Faculdade, não tem nada de ruim em ser universitário, pelo contrário, as amizades feitas, as coisas aprendidas com os professores, o convívio em si, acaba sendo muito prazeroso e gratificante. Eu vejo a vida de universitário como uma etapa da vida de grande aprendizado, principalmente no aspecto de relacionamento com as pessoas.


No geral, a vida de universitário é bem agitada e deve ser encarada com muita responsabilidade e um pouco de diversão principalmente no final dos períodos, porque dá pra aproveitar mais com a consciência limpa ( se é que me entendem).

2 comentários:

  1. É......apesar de eu ainda não estar fazendo faculdade.....concordo plenamente que a pessoa deve escolher um curso com que se identifique + e que fácil não é...+ que vale muito a pena! Como dizem, é a melhor fase da vida....onde se estuda muito + se aproveita bastante tb!

    ResponderExcluir
  2. Apesar de eu estar indo pro 3°agora.. já sinto toda dúvida, pressão sobre o que escolher e tudo mais.. concordo 100% com vc.. muito bom o texto!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Favor não usar linguagem ofensiva, grosseira, racista ou discriminatória.